A intervenção precoce em Rio Maior surgiu como Projeto de Intervenção Precoce (PIPRIO), no ano de 2002, tendo sido celebrado o Acordo de Cooperação, a 1 de Julho de 2004, para responder à necessidade de intervir precocemente, delineando serviços de apoio, a crianças até aos 6 anos de idade, com problemas de desenvolvimento, em risco estabelecido, biológico e/ou ambiental, e suas famílias, no âmbito do Despacho Conjunto nº891/99, de 19/10/1999.

Com a entrada m vigor do Decreto-Lei n.º281/2009, de 6 de outubro, é criada a Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI), ELI Santarém/Rio Maior, pelo protocolo de constituição a 21 de junho de 2011.

O SNIPI tem por base a atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade.

O ELI de Santarém/Rio Maior é uma equipa transdisciplinar composta por enfermeira, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicólogas, professoras de educação especial, assistente social e sociólogo.

Destina-se a crianças dos 0 aos 6 anos de idade que apresentem alterações nas funções ou estruturas do corpo e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento e suas famílias, residentes no Concelho de Rio Maior.