Voluntariado

Como funciona o Voluntariado na Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior?

Destaca-se, em primeiro lugar, que os elementos dos Corpos Sociais da Santa Casa são na sua totalidade voluntários.
Os interessados em realizar voluntariado, procedem à sua inscrição em formulário próprio, sendo também realizada entrevista ao candidato a voluntário, que terá como principal finalidade a análise das suas motivações, aspirações, expetativas, aptidões e preferências, de modo a encaminhá -lo para tarefas que melhor se adequam ao seu perfil.
Após a inscrição do voluntário, é efetuada avaliação pela Mesa Administrativa que delibera a sua admissão como voluntário.
Os voluntários são abrangidos pelo seguro de voluntários, que cobre algum acidente que ocorra durante a sua prática de voluntariado.

Em que Valências atuam os voluntários?

Os voluntários podem realizar voluntariado no Lar Dr. Calado da Maia, no Jardim Infantil O Ninho e Cantinas Sociais.

O que é que estes poderam fazer dentro da Instituição?

Acompanhamento e auxílio nas refeições, apoio espiritual, apoio na leitura e na escrita, apoio psicológico, apoio nas atividades físicas e motoras, auxílio nos passeios e atividades externas

Como se pode fazer a inscrição?

Poderão inscrever-se como voluntários todas as pessoas que estejam interessadas em comprometer-se, de forma livre, desinteressada e responsável, de acordo com as suas aptidões próprias e o seu tempo livre, a desempenhar tarefas no âmbito de uma organização promotora.
Os indivíduos menores de 18 anos também podem ser voluntários, desde que apresentem uma autorização do seu encarregado de educação.
As inscrições de voluntários realizam-se nas instalações do Lar Dr. Calado da Maia, através do preenchimento de uma ficha elaborada especificamente para este efeito.

O que é que a pessoa pode retirar desta experiência única?

A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
É algo que vem de dentro das pessoas e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.

“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca”
(Antoine de Saint-Exupery)