Mensagem da Provedora 2020 ano de mudança

Bem-vindos ao site da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

A conceção do sítio desta instituição, que celebrou no passado mês de abril, 261 anos de existência, dedicados a obras de solidariedade social, é a melhor forma de dar a conhecer as nossas obras de misericórdia e de convidar todos a participar no grande desígnio de auxílio à comunidade.

Convidamos o visitante a conhecer as nossas respostas sociais, os serviços que disponibilizamos, o nosso quotidiano e ainda os projetos programados, bem como os que já se encontram em fase de execução.

A exercer as funções de Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, desde o dia 15 de janeiro de 2016, aceitei o compromisso de presidir a esta importante Instituição, de continuar tudo o que foi anteriormente planeado e de aumentar o número de serviços, para ser possível chegar a um maior número de destinatários possível.

Apoiada por mesários empenhados e por um conjunto de trabalhadores de grande competência, a Instituição ajuda diariamente aqueles que a procuram, com um conjunto de respostas nas várias áreas: infância (creche, pré escolar, creche familiar), idosos, intervenção precoce, solidariedade social (cantinas sociais), saúde (centro médico, clínica de fisioterapia e brevemente uma clínica de hemodiálise) universidade sénior, capelas mortuárias e igreja da misericórdia.

O nosso apoio à comunidade, é um compromisso social assente em valores cristãos que caracterizam as respostas sociais. Mas também nos norteiam objetivos de modernização, de crescente aumento de qualidade dos serviços que prestamos aos utentes e de melhor comunicação.

Precisamos de todos para fazer chegar a nossa obra aos que dela necessitam. O apoio do município, das freguesias, da segurança social, dos fornecedores, dos irmãos, dos voluntários e dos beneméritos, tem sido essencial para a continuidade do nosso trabalho.

A Instituição está a viver um momento muito particular, a concretização dos vários projetos iniciados nos mandatos anteriores, nomeadamente o início de obras que irão terminar em breve, como a ampliação da ERPI-Estrutura Residencial para Idosos, Dr. Calado da Maia, o alargamento da Creche da Chainça, que é uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Rio Maior e a construção da Clínica de Hemodiálise, da responsabilidade da empresa Eurodial, podendo afirmar convictamente que este é “um ano de mudança”.

A Instituição também está a crescer, alargando o seu objeto social, para prosseguir com a Missão consubstanciada nas obras de Misericórdia, sendo que o grau de exigência é cada vez maior em todas as áreas de atividade, havendo todos os dias novos assuntos para aprender, novos problemas para resolver e novos obstáculos para ultrapassar, mas a nossa maior preocupação é a da sustentabilidade.

Assumimos um compromisso de zelo para com a Instituição, alinhando esforços no sentido de dar continuidade ao trabalho realizado, preservando o passado e preparando o futuro.

O aparecimento de uma pandemia por Covid-19 em março de 2020, que assolou o mundo e a todos surpreendeu, não foi motivo para perdermos a esperança num mundo melhor, onde os valores da solidariedade vão continuar a ser nosso apanágio.

Consideramos que visitar o nosso site, é uma forma de homenagear os que ao longo dos anos dão corpo a um projeto ímpar e de convidar outros ao mesmo desiderato.

Rio Maior, 27 de junho de 2020
A Provedora
Maria José Figueiredo